No dia 13 de maio, às 19h, um grupo de 200 participantes se reuniu de forma online para discutir um assunto que tem sido muito abordado: a Telemedicina. A SBCOC, atenta com as mudanças ocorridas devido a pandemia do novo coronavírus, organizou o encontro que trouxe palestras de Chao Lung Wen, Prof. Associado da FMUSP e chefe da Disciplina de Telemedicina; Silvio Valente, Prof. Colaborador em Biodireito da Faculdade de Direito da USP; Fábio Tiepolo, founder e CEO DoctorWay; Anastácio Kotzias Neto, membro do CFM. A moderação ficou a cargo do presidente da SBCOC, Roberto Ikemoto e Marcelo Campos.

“O tema é polêmico entre as entidades médicas e existem muitas dúvidas sobre remuneração e as plataformas digitais, mas é um assunto que precisamos debater”, explica Roberto Ikemoto. Em sua palestra, Chao ressaltou a importância de formar melhor os médicos no uso de recursos tecnológicos e falou s obre o aspecto comportamental, entre eles a Ética, Responsabilidade e Segurança Digital. Ele disse também sobre a importância da formação do médico em Telemedicina através de cursos sobre o assunto.

Como o tema tem causado muita controvérsia, o tempo de 1h30 foi pouco para tantas questões. Por isso, Roberto Ikemoto promete a realização de um novo talkshow mais objetivo, abordando temas práticos como o uso das plataformas disponíveis, as ferramentas necessárias e legislação.

Atualmente a Telemedicina está autorizada no Brasil devido a pandemia do novo coronavírus. De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a autorização tem por objetivo proteger tanto a saúde dos médicos como a dos pacientes.